quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prefeitura de Pinheiros apóia 41ª edição da festa de Folia de Reis

Grupo “Folia de Reis Nação São Sebastião”
By TL 
Janeiro é mês em que se reverencia os Reis Magos, e para comemorar a tradicional festa que encerrando as comemorações de Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos, a Secretaria de Cultura, por meio da Prefeitura de Pinheiros, convida a população para a 41º Festa da Folia de Reis. O evento acontecerá sexta-feira (21), a partir das 19 horas na Rua Joana Darc, nº 221, Centro.
Esta festividade que faz parte do calendário cultural do Município é conduzida pelo grupo “Folia de Reis Nação São Sebastião.”
Neste Município, devotos de São Sebastião saem pelas ruas arrecadando ofertas para comemorarem com reza, cantorias e ladainhas o dia do santo Soldado de Cristo. O líder do grupo “Nação São Sebastião” Joaquim Vieira Lima, 64, popular Joaquimzinho, fala que é satisfatório e prazeroso percorrer a cidade do dia 14 a 21 de janeiro, relembrando a viagem que os reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar fizeram para visitar o menino Jesus recém-nascido. “Deus nos deixou uma cultura desde o princípio com a vinda dos reis magos que está ligada à fé e a esperança. Deus deu a vida por nós, por isto, não pensamos em lucrar desta festa um tostão se quer. A fé não tem preço” – disse Joaquimzinho.
Há quase 40 anos os festeiros manteram esta tradição sem o apoio de qualquer organização governamental. Para tornar o festejo de Folia de Reis mais vistoso, divulgado e com estrutura física mais adequada, o prefeito Antonio Carlos Machado apoiou a comemoração de caráter religioso.
“Conservar este costume que é de tanta importância para nosso Município nada mais é que estar investindo na riqueza cultural da nossa gente, que é o nosso maior patrimônio”, disse Antonio.
Não há custo para participar da festa de Folia de Reis. Este ano, o grupo “Nação São Sebastião” irá contar com personagens como palhaços, mestres, bonecos e foliões que farão performances com novos adereços e novos instrumentos que abrilhantarão ainda mais a tradição folclórica que faz parte da rica cultura pinheirense.
Fiéis ao redor da imagem de São Sebastião
By TL

 
Para muitos fiéis, é necessário ter um momento específico com São Sebastião
By TL

Thaís Livramento
Fotos tiradas na 40ª festa de São Sebastião - Janeiro de 2010

2 comentários:

  1. Que beleza de festa! Pena que estou tao longe, mas sei que vc aproveitou o bastante por todos nos...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:47

    Tais, por gentileza envia a primeira foto da folia de reis para eu por em relatório da região de Montanha, colo os créditos para vc.
    Att

    nelsonbarcelos@gmail.com

    ResponderExcluir